Um blog para curtir a Lapa intensamente!

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

:::: RIO LOFT IN LAPA ::::: OPERAÇÃO LAPA PRESENTE

:::: RIO LOFT IN LAPA ::::: OPERAÇÃO LAPA PRESENTE: A partir do início de janeiro de 2014, equipes formadas por policiais militares, guardas municipais, assistentes sociais e outros servidor...

OPERAÇÃO LAPA PRESENTE

A partir do início de janeiro de 2014, equipes formadas por policiais militares, guardas municipais, assistentes sociais e outros servidores públicos deram início à "Operação Lapa Presente".

As ações ocorreram diariamente das 21h30 às 5h30. No primeiro dia, 35 pessoas foram presas por posse de entorpecentes, sendo que um dos detidos também foi flagrado portando arma branca. Além disso, 26 moradores de rua foram acolhidos.

De acordo com o comandante da Operação Lapa Presente, o major da PM Rodrigo Cereser --que também está à frente da Operação Lei Seca, o modelo de patrulhamento permanente foi articulado para ser "uma resposta à escalada da criminalidade na Lapa".
Também visa atender às demandas apresentadas por comerciantes em um encontro com o governador Sérgio Cabral  em 6 de dezembro de 2013, no dia seguinte a morte do dono do Bar do Gérson, durante uma tentativa de assalto.

As áreas definidas como as mais perigosas pela Secretaria de Segurança são as ruas Joaquim Silva, que está próxima aos Arcos da Lapa e à Escadaria da Lapa (foto) -também conhecida como Escadaria Selarón--, Mem de Sá --onde há intensa movimentação em razão do grande número de bares e restaurantes, Lavradio e Gomes Freire, além dos acessos a Santa Teresa pela rua do Riachuelo.

Trios formados por policiais militares, guardas municipais e agentes da Secretaria de Estado de Governo estão circulando pela Lapa e pelas ruas do centro a fim de evitar crimes como roubo a transeuntes e venda de drogas, entre outros.
A ação dos trios é filmada e monitorada, assim como já ocorre durante as blitze da Lei Seca.