Um blog para curtir a Lapa intensamente!

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

SENTEM AÍ PORQUE LÁ VEM HISTÓRIA.



O bairro da Lapa, a princípio conhecido como Areias de Espanha, teve o início de sua efetiva ocupação no século XVIII.


Em 1751, junto à praia era erguido um seminário e uma capela em louvor a N. S. da Lapa do Desterro.
E desde então, o largo onde se encontra a igreja passou a ser chamado de Largo da Lapa.

Outra construção que marcaria o bairro foi à construção do Aqueduto Carioca, concluído em 1750 e popularmente chamado de Arcos da Lapa.

O Vice-Rei Marquês do Lavradio, em medos do século, ajudou a impulsionar a localidade como local de moradia. Aterrou pântanos, abriu a hoje denominada Rua do Lavradio e construiu uma belíssima residência no local.
A partir da chegada Família Imperial ao Brasil, em 1808, acentuou-se ainda mais ocupação e crescimento da cidade durante todo século. E ao final deste, a Lapa já contava com muitos arruamentos e construções.

Mas foi na virada do século que a Lapa ficou marcada.
Era o início da existência de duas ambiências. A diurna residencial e comercial, e a noturna de boemia com cafés-concerto, teatros, cabarés, cassinos e prostíbulos.
Boemia que lhe deu a fama de bairro boêmio, mais durou apenas até o fim da década de 1940, quando veio então, a decadência do bairro com as medidas moralistas do governo Vargas, e posteriormente, demolição de inúmeros casarios.

A Lapa só ressurge, então, a partir década de 1980, com o projeto Corredor Cultural de valorização do patrimônio edificado, o Circo Voador, a abertura de novos empreendimentos e a vitalização de outros já existentes.

A revitalização da Lapa se deu pela transformação do bairro em polo cultural e local de lazer noturno. Hoje, em pleno século XXI, a Lapa se destaca pelas centenas de atividades culturais diurnas e pela intensa programação de lazer e entretenimento noturno.

(fonte: Um Guia Informativo dos Cursos e Oficicinas Artísticas e Culturais da Lapa - Rio de Janeiro apresentada por Roberto Fernandes Dutra de Souza)