Um blog para curtir a Lapa intensamente!

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

SAINDO DO DO ARMÁRIO: O ROTEIRO LGBT NA LAPA

A Lapa é um dos destinos preferidos dos gays: clima descontraído,
agito constante e gente bonita.
É um verdadeiro paraíso para o mundo arco-íris.

BURACO DA LACRAIA
http://buracodalacraia.com/portal/

A localização não é a ideal, mas nada que um táxi não resolva, com a devida segurança. Ainda parte do Centro da cidade, o Star's Club (conhecido como Buraco da Lacraia) existe ali há quase 20 anos, proporcionando música e multidão variada. Às sextas-feiras, os garçons circulam nus usando apenas um avental transparente.

O karaokê também é um clássico e funciona todas as sextas e os sábados. Preços incluem direito a cerveja, caipirinha, água, refrigerante ou cerveja preta.No primeiro andar fica o karaokê – grande sucesso da casa na Lapa. No segundo, há um pequeno lounge/boate; e no terceiro, o famoso dark room.

Rua André Cavalcanti, 58
Telefones (21) 2242-0446 / (21) 2224-8880
Horário de funcionamento Sex-Sáb. 10h030-5h30


ESTILO DA LAPA

http://estilodalapa.spaceblog.com.br/

Localizado no coração da boemia carioca, o bar tem, além das opções tradicionais, algumas variações gastronômicas que chamam a atenção: Bruschetta Mediterrânea (atum, gorgonzola e alcaparras) e Caponata Siciliana (Berinjela, Tomate, Azeitonas e Alcaparras com Pão Arabe). Para beber, às quintas o Estilo tem dose dupla de caipirinha.

Avenida Mem de Sá, 127
Telefone: 21 2224-4183
horário de funcionamento: todos os dias a partir das 11hs


SINÔNIMO
http://www.sinonimolapa.com.br/

Até a chegada do Sinônimo, a Lapa era uma zona de festa sem muita escolha para a comunidade LGBT. Tirando o máximo de proveito do seu local, os donos do Sinônimo tem quase tudo nos seus três andares: um palco que conta frequentemente com a ilustre presença da drag Suzy Brasil e artistas igualmente fabulosos, um bar de coqueteis no piso superior e uma área de fumantes no tereceiro andar.

Sextas e sábados são as noites de música ao vivo, e os DJs residentes Sandrin Pelágio e Márcio Colt animam o pessoal a partir das 20h (um horário estranhamente cedo para a Lapa). Fica bem lotado lá dentro, portanto tente chegar cedo quando a entrada também é mais barata.

Avenida Mem de Sá, 118
Telefone (21) 2507-4394
Abre de Quinta a Sábado.

CINE IDEAL
http://cineideal.com.br/

O templo da House Music. Um clube na Lapa com muita mistura e todos os tipos de jovens, como é de se esperar. A multidão mista dança animada a noite toda, apesar do "suadeiro" causado pelo ar condicionado que parece nunca funcionar.

A música bomba! O lugar é ótimo e dá para imaginar os velhos camaradas que costumavam frequentar o antigo cinema, olhando para todo aquele hedonismo.
O Cine (para os mais íntimos) continua carregado de eletronic music e house tribal e de jovens ávidos por rebolar em cima do queijo. Tem um público bem misto sendo o sábado o dia em que se encontra mais gays no clube.

Rua da Carioca, 64
Telefone (21) 2221 1984
Horário de funcionamento Sex-Sáb., 23h30-6h


ESSENCIAL DA LAPA
http://www.netgay.com.br/bares/essencial.htm

O Essencial é um dos muitos bares da cena carioca na Lapa e recebe um público de meia-idade. Às sextas-feiras e aos sábados, quem domina o espaço é o público gay, com festas animadas que se estendem durante toda a madrugada. Durante o dia, o lugar serve almoço, com opções de pratos executivos]

Rua do Resende, 28
Telefone (21) 2221 6345
De segunda a sábado a partir das 10:00 hs


ESPAÇO ACÚSTICA

http://www.espacoacustica.com.br/site/

 Uma nova casa de shows que surgiu ao lado do famoso Cine Ideal. Não é bem uma boate GLS mas é bem frequentado pelos gays alternativos nas noites de sábado. O som é bem alternativo também, por vezes as festas já são temáticas então quem vai já sabe o que vai rolar.

Praça Tiradentes, nº 2 e 4
Telefone (21) 2232 1299
Abre Sexta e Sábado

CABARET CASANOVA
http://www.tuugo.com.br/Companies/cabare-casanova6/0070004183174

Referência da noite drag do Rio, palco das famosas Laura de Vison. e Meime dos Olhos. O Cabaret Casanova é uma das casas mais antigas da Lapa, ainda em funcionamento desde 1939. A noite mais movimentada é a sexta-feira. Shows musicais nos domingos

Av. Mem de Sá, 25
Telefone.: 21- 2221-6555
Horário de funcionamento Consulte pelo telefone.


SAL Y PIMENTA
http://salepimentaseubarnalapa.blogspot.com.br/

Em dois andares, bar com música ao vivo, shows, performances e go-go´s. Na boate anexa, Djs até as altas da madrugada. Muito procurada pelo público gay

Av. Mem de Sá, 120
Informações e reservas: 7895-4189/8449-3311/7895-2897/8224-1205/8224-1263
Após as 22hs - 2507-4273
Quarta á Sábado a partir das 21 horas


CITY TOUR - ROTEIROS DE RESISTÊNCIA LGBT CARIOCA

Passeios guiados pela Historiadora e Guia de Turismo Rita Colaço pelos espaços de memória da resistência de LGBTs e da história do Movimento Homossexual Brasileiro (MHB) no "Rio Antigo". Rita Colaço é professora e pesquisa a história LGBT desde 1984. Os roteiros são realizados em português e/ou espanhol.

Roteiros: 
 
- Madame Satã  -  Sua história através dos lugares onde morou, viveu e trabalhou o malandro-capoeirista-homossexual-transformista mais famoso do Brasil. 

Itinerário: Rua da Lapa - Rua Marques Rebelo - Rua Moraes e Valle - Rua Joaquim Silva - Rua da Lapa - Rua Taylor - Rua Conde de Lajes.

Duração aproximada: 1h30.

- Sociabilidade e Resistência - Dar a conhecer os principais espaços de sociabilidade gay carioca do século XX, o prédio onde morou Pedro Nava, a sede do jornal Lampião da Esquina, alguns dos lugares onde viveu e trabalhou Madame Satã e onde nasceu e morou João do Rio.

Itinerário: Praça Tiradentes - Rua do Lavradio -  Arcos da Lapa - Rua Evaristo da Veiga - Teatro Municipal - Cinelândia - Passeio Público - Av. Augusto Severo - Rua Joaquim Silva - Rua da Lapa.

Duração aproximada: 2h30

- Quando: a combinar (finais de semana: dia ou noite; dias úteis: à noite)

-Mínimo de participantes: 2

-Informações adicionais: concretopensado@yahoo.com.br