Um blog para curtir a Lapa intensamente!

sábado, 11 de outubro de 2014

QUER VIAJAR?......VAI DORMIR ONDE?



Quando pensamos em ganhar o mundo e fazer aquela viagem, um dos maiores desafios do planejamento é a hospedagem. Conheço muitas pessoas que desistem de viajar, ou se desculpam por evitar viagens pelo alto custo da hotelaria. Existem muitas formas de hospedagem para qualquer destino. Podemos buscar pelo preço, pelo número de acompanhantes, pelo luxo apresentado, ou pela praticidade. O que vale lembrar é que possuímos opções para todo tipo de bolso e necessidade. Vamos falar das quatro opções mais utilizadas pelos turistas em geral.



1. Casa de Um Amigo ou Familiares:


Muitas pessoas decidem o roteiro baseados na possibilidade de aproveitar o teto de um conhecido. Realmente essa é a opção mais barata, mas possui muitos problemas. Precisamos lembrar que iremos interferir na rotina de outras pessoas, não teremos muita privacidade e muitas vezes seguiremos regras bem peculiares. Nosso anfitrião também faz planos com nossa chegada, e estes podem chocar com nossas aspirações. Não desejamos que o dono da casa se sinta desprezado e usado apenas por seu imóvel! Boa opção para quem está sem grana, ou está inseguro para se aventurar sozinho por uma nova cidade. Não aconselho para os independentes e que já traçaram roteiros com pouco tempo para dar atenção ao solícito anfitrião. Cuidado para não estragar sua viagem… ou até perder um amigo.


2. Hostels( Albergues):

Essa modalidade é muito utilizada na Europa, e vem crescendo muito pelo resto do mundo. Nesse tipo de acomodação, o viajante aluga uma cama, ou beliche, em um quarto partilhado por estranhos. Opção bem barata, é uma solução para viajantes solitários ou grupos pequenos, sem muito dinheiro. Aqui podemos conhecer pessoas de diversas nacionalidades, boas companhias e até mesmo um turista que te acompanhe pela cidade. Boa opção para pessoas sem grana pra gastar em hospedagem, para pessoas que gostam de uma aventura, ou para solitários que buscam apenas uma cama no fim do dia. Não aconselho para pessoas tímidas e que resguardem demais sua privacidade.

3. Hotéis:

Palavra francesa que significa ‘Palácios Urbanos”, esse tipo de hospedagem ainda é a mais difundida e procurada no mundo. São classificados por estrelas (1 a 5) a depender de suas instalações e seu luxo. Aqui alugamos um quarto completo, com maior privacidade. Os serviços oferecidos variam desde uma simples camareira, até pacotes com lazer e alimentação completa. Podemos encontrar hotéis de preços variados, com estruturas e localizações que se encaixarão no perfil desejado.Ideal para um viajante ou grupos pequenos de até 4 pessoas. Boa opção para quem não abre mão de momentos de descanso, sem se preocupar com arrumação e limpeza do ambiente, para pessoas com gosto refinado e que exijam praticidade. Não recomendo para aqueles que gostam de um ambiente mais agitado, ou com grupos grandes.


 4. Apartamentos e Flats:



O aluguel de imóveis por curta temporada vem tomando o mercado de hospedagem de forma crescente e organizada. Hoje podemos entrar em contato com pessoas de todas as partes do mundo, que alugam apartamentos completos , ou partes dele. Geralmente as diárias são bem mais baratas que os hotéis. Optamos pela estrutura, localização, verificamos o locatário, e suas referências, e já podemos relaxar em nossa “casa provisória”. Boa opção para grupos com mais de 5 pessoas, para casais com crianças, pela opção de cozinha completa e personalização de sua estada. Não recomendo para pessoas que não desejam limpar e arrumar a casa, ou para aqueles que desejem mais luxo ou a praticidade dos hotéis.
Sem desmerecer aqueles que acampam, dormem em trailers, ou até em veículos, essas são as opções mais viáveis e seguras. Para cada tipo de turista e de viagem , existe uma hospedagem que cabe no seu orçamento e para o seu gosto especial. Tudo isso relatado pode ser facilmente resolvido com um computador, internet e um pouco de ajuda. Entender e conhecer as opções são o primeiro passo para decidir e acertar na escolha.
Afinal… Não desejamos que a hospedagem estrague o seu sono

 (Leandro JP Silva é blogueiro e turista por vocação.