Devido às exigências e proibições feitas pela ANAC, muitas dúvidas surgem em relação à bagagem para viagens de avião. O que pode e o que não pode ser levado como bagagem de mão? O que deve ser despachado? O que não entra na aeronave? O que é excesso de bagagem?
Estas e outras perguntas costumam afligir passageiros, especialmente os que não acostumados com viagens aéreas. Para esclarecer essas e outras questões, criamos este pequeno guia.
Bagagem despachada
Todo viajante deve despachar as malas maiores, aquelas que excedem o tamanho permitido para os compartimentos internos do avião (bagagem de mão). Essas malas devem ser entregues no ato do check-in, pouco antes do embarque, e serão retiradas novamente no aeroporto destino.
Para evitar confusões e troca de malas, durante a retirada, toda bagagem recebe uma etiqueta de identificação, que deverá ser checada assim que o passageiro encontrar sua mala. Muitas bolsas são parecidas e acontece de viajantes levarem malas trocadas para a casa. Por isso, a dica é conferir sempre a etiqueta. Outra sugestão é personalizar suas malas, comprando itens com cores ou estampas diferentes, ou usando outras peças que estilizem cada uma de suas bolsas e mochilas.
Depois do check-in, as malas recebem uma etiqueta de identificação.
Depois do check-in, as malas recebem uma etiqueta de identificação.
Na bagagem despachada, é possível levar uma série de itens, desde skate até pequenos objetos cortantes. A única precaução é evitar produtos inflamáveis e bens de valor. Joias, aparelhos eletrônicos e outras peças mais frágeis devem ser carregados na bagagem de mão.
Para voos domésticos e nacionais, cada passageiro tem direito a despachar até 23 kg de bagagem. Entram neste limite peças avulsas, como instrumentos musicais e esportivos, que serão pesados por passageiro. Não há um limite de número para volumes, desde que juntos, não excedam a franquia de 23 kg. Caso haja excesso de bagagem, cabe à agência nacional aceitar ou não o excedente, sendo necessário pagar um valor por cada quilo a mais.
Em voos internacionais, as regras mudam, tanto no que diz respeito à franquia quanto em relação à lista de itens permitidos. Para saber mais, acesse a cartilha da ANAC, onde é possível encontrar todas as informações.
Sobre bagagem de mão
Todo passageiro tem direito a levar consigo, dentro do avião, uma bolsa, mala pequena ou mochila, onde é possível carregar objetos pessoais e bens de valor. Geralmente, é permitido apenas um volume por viajante, mas dependendo do caso, companhias aéreas autorizam objetos como travesseiros ou sacolas extras como bagagem de mão. Caso haja algo fora do permitido pela ANAC, porém, o item em questão deverá ser despachado.
Antes de embarcar, passageiro e pertences terão que passar por detector de metal e raio-X, respectivamente. Neste momento, agentes do aeroporto conferem se está tudo dentro dos conformes. Não será possível transportar objetos cortantes ou perfurantes, como canivetes e tesouras. Medicamentos, líquidos e cosméticos estão autorizados, mas apenas em voos nacionais.
A bagagem de mão deve respeitar algumas medidas para ser transportada junto ao passageiro.
A bagagem de mão deve respeitar algumas medidas para ser transportada junto ao passageiro.
Outro detalhe importante sobre a bagagem de mão é que ela deve respeitar algumas medidas. Não pode ser maior que 115 cm (altura + comprimento + largura) e o peso máximo é de 5 kg. Se não se encaixar nesses padrões, a mala, bolsa ou mochila deverá ser despachada.
No Brasil, essas medidas variam pouco de acordo com a companhia aérea, sendo o limite de peso o item que mais muda. De qualquer forma, antes de viajar, vale a pena acessar o site da empresa com a qual será feito o voo e conferir todas as informações a respeito.
Voos internacionais
Ao viajar para o exterior, a lista de restrições aumenta. E caso seu voo passe por algum aeroporto internacional, durante conexões, é de extrema importância respeitar as mesmas regras exigidas em voos para fora do país, já que há sempre a possibilidade de sua bagagem ser supervisionada por autoridades.
Nestes casos, as principais exigências são em relação a líquidos, que devem ser despachados em frascos embalados com plástico transparente, com até 100 ml, sem exceder as dimensões de 20 x 20 cm. Os frascos devem ser comportados em uma embalagem plástica, também vedada. Cada passageiro poderá levar apenas uma embalagem plástica, que não poderá pesar mais de 1 kg.
Sobre animais de estimação
É possível viajar com seu pet, inclusive transportá-lo dentro do avião, caso seja de uma raça de pequeno porte e esteja acomodado dentro de uma caixinha própria para seu transporte.
Para viajar com seu animal de estimação, é preciso respeitar as exigências feitas pelas companhias aéreas.
Para viajar com seu animal de estimação, é preciso respeitar as exigências feitas pelas companhias aéreas.
Animais grandes, no entanto, serão ‘despachados’ juntamente com o restante da bagagem e devem estar acomodados em caixas que tenham dimensões de acordo com o seu tamanho. Para saber mais, leia o nosso post que te mostra como viajar tranquilo com seu animal de estimação.
Agora, quando for preparar as malas para a sua próxima viagem de avião, tenha todas essas informações em mente. E se mesmo assim tiver dúvidas, acesse o site da companhia aérea responsável pelo seu voo e confira todas as informações. Depois disso, é só aproveitar a viagem!
(Texto extraído do blog da MalaPronta.com)